Você provavelmente já deve ter ouvido falar em Harmonização Facial, mas afinal, o que de fato é esse procedimento?
Na odontologia contemporânea, palavras como estética, harmonização e integração são muito utilizadas. Estão cada vez mais frequentes em notícias de jornais, revistas, congressos de diversas especialidades e cada vez mais em nossos consultórios, representando um novo momento da Odontologia.
A harmonização facial, por sua vez, é um conjunto de intervenções estéticas realizadas na face. O objetivo, como o próprio nome já diz, é deixar o rosto em harmonia, de forma mais simétrica. Esse procedimento vem conquistando cada vez mais pacientes que buscam uma melhor simetria e equilíbrio facial, mas de forma menos invasiva que a cirurgia plástica tradicional.
A técnica pode ser realizada em homens e mulheres, mas é sempre necessário procurar um bom profissional da área para fazer a avaliação e entender melhor quais os pontos a serem melhorados no rosto. Para isso, diversos tratamentos podem ser aplicados. Entre eles, pode-se reconhecer o uso da toxina botulínica e dos preenchimentos e cirurgias para contornos faciais.
Preenchimento com Ácido Hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância natural presente no organismo humano, muito utilizada no universo da estética para o preenchimento facial.
A maior parte presente no nosso corpo está na pele onde ele atua preenchendo o espaço entre as células, mantendo-a lisa, elástica e bem hidratada. No entanto, sua concentração na pele diminui com o tempo, causando o aparecimento de rugas e também seu ressecamento.
Costuma ser utilizado em procedimentos como, preenchimento labial, correção de marcas de expressão, como o “bigode chinês” e nas olheiras profundas, além do contorno da mandíbula e até mesmo na rinomodelação.
A técnica não necessita de um centro cirúrgico para a realização. Por isso, o preenchimento facial na odontologia pode ser realizado em clínicas odontológicas por dentistas especializados em estética.
Toxina Botulínica
A toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, vem revolucionando os tratamentos estéticos faciais. Trata-se de uma técnica de harmonização facial que consiste na injeção da toxina em músculos específicos, atuando de forma estética e terapêutica.
O objetivo é minimizar temporariamente e prevenir a formação de linhas de expressão e rugas, proporcionando um rejuvenescimento facial incrível, por meio do relaxamento dos músculos.
Geralmente a aplicação dura em torno de 15 minutos e a quantidade de injeções que devem ser aplicadas, dependem das características pessoais de cada paciente. Os resultados são visíveis após alguns dias e podem durar de quatro a seis meses.
Lipo Enzimática
A face é a região do corpo que mais fica em evidência esteticamente, o que faz a papada se tornar um verdadeiro tormento para algumas pessoas. Por isso, a lipo enzimática é ideal para quem se sente incomodado com a papada, mas procura um procedimento menos invasivo, comparado a uma lipoaspiração.
A lipo enzimática é realizada por meio de injeções do ácido deoxicólico na região da papada. A enzima produz a quebra das células de gordura, proporcionando um resultado incrível.
Bichectomia
Apesar de ser um procedimento mais invasivo, a Bichectomia também pode ser realizada na harmonização facial. A técnica consiste na remoção de pequenas bolsas de gordura acumuladas em ambos os lados do rosto, garantindo uma maior definição.
É indicada para pessoas que apresentam o formato do rosto muito arredondado, volume pouco definido, bochechas muito grandes ou pouca definição da mandíbula em razão da gordura da papada e pescoço, mas é sempre importante buscar um profissional qualificado para fazer o procedimento.
A cirurgia é realizada através de cortes, com menos de 5mm, feitos no interior da boca, por isso não produz cicatrizes visíveis no rosto.
Lifting com fios de Polidioxanona (PDO)
O lifting com fios de PDO é um procedimento estético que veio para acabar com a flacidez facial. É um novo método de suspensão dos tecidos da face, com o uso de fios 100% absorvíveis compostos de polidioxanona. Ele elimina o temido bigode chinês, levanta as maças do rosto, devolve o contorno natural da face e pescoço e ainda estimula a produção de colágeno.
Quando são usados fios de tração o resultado é imediato, podendo em casos de maior acúmulo de pele, levar cerca de 15 dias para a acomodação total dos tecidos. Além disso, os fios são absorvidos em torno de 6 a 8 meses, mas o resultado gerado ainda vai se manter.
Além das intervenções estéticas realizadas na face, a harmonização facial, também consiste na realização de procedimentos dentários, como o clareamento, a aplicação de lentes de contato, facetas e a realização da gengivoplastia.
Clareamento
Nos dias atuais, grande parte das pessoas se preocupa bastante com a aparência. Dentes manchados ou amarelados costumam ser um verdadeiro incômodo para quem sonha com um sorriso branquinho e o clareamento dental pode ser a solução.
Essa técnica consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio, que em contato com a superfície dos dentes, consegue quebrar as moléculas pigmentadas, deixando os dentes mais claros.
É sempre importante lembrar que receitas caseiras encontradas na internet não devem ser utilizadas, o problema é que, além de serem pouco efetivas, são contraindicadas por serem abrasivas.
Por isso, procure sempre um profissional qualificado para realizar esse procedimento.
Facetas Dentárias
As facetas dentárias são próteses de porcelana finas coladas na frente de dentes que estão trincados, manchados ou espaçados, proporcionando uma aparência natural e atraente, harmonizando o sorriso.
Os dois materiais mais comumente usados na fabricação das facetas dentárias são a resina e a porcelana. Ambos os tipos podem ser fabricados por um protético em laboratório de prótese dentária, chamadas facetas indiretas, ou ainda com aplicação direta de resina no consultório, conhecida como faceta direta.
Para colocar as facetas na maioria das vezes é necessário fazer um pequeno desgaste da parte frontal do dente, de maneira em que as facetas se encaixem perfeitamente e não fiquem em evidência. Como se trata de um tratamento estético dentário, é sempre importante consultar um especialista para indicar o melhor tipo de faceta para seu caso.
Lente de Contato Dental
As lentes de contato são trabalhos estéticos onde se cobre apenas a frente do dente. Indicadas quando o formato dos dentes incomoda o paciente, quando a cor é indesejada ou para correção do tamanho.
As lentes de contato, diferentemente das facetas, possuem uma espessura mais fina. Enquanto as facetas costumam ter entre 0,7 e 2 milímetros, elas têm de 0,2 a 0,5 milímetros, o que faz o desgaste da dentição ser menor ou em alguns casos nulo.
Uma das vantagens da lente de contato dental é que ela pode ser aplicada em apenas um dente ou em toda a sua arcada dentária, dependendo de como for a avaliação do dentista e o desejo do paciente.
Gengivoplastia
A gengivoplastia é uma cirurgia simples e rápida, feita para corrigir ou modificar o tamanho e o contorno da gengiva.
Por ter uma intenção mais estética, é uma cirurgia indicada para quem deseja ter o contorno anatômico normal da gengiva em áreas onde o tecido gengival está alterado.
Porém, cada caso deve ser analisado individualmente, já que, se for o caso de gengiva aumentada, deve ser feito um procedimento mais elaborado.