A perda de um ou mais dentes comprometem ações cotidianas, como mastigar, sorrir e até mesmo falar, causando dores e desconforto, além de afetar diretamente a autoestima do paciente. Felizmente, o mercado odontológico disponibiliza diversos tipos de implantes dentários que proporcionam resultados excelentes.
Pensando nisso, preparamos um guia que vai te ajudar a tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Quer aprender mais? Então, continue a leitura!
O implante dentário é a solução para um ou mais dentes perdidos por cáries, doenças gengivais, e outros problemas bucais, por meio de suportes ou estruturas de metal, normalmente de titânio, posicionados cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva.
Essa estrutura age como a raiz do dente e funciona como uma base de apoio para os dentes artificiais de resina ou porcelana que funcionam como substitutos para os dentes perdidos. As próteses sobre implante são mais seguras e confortáveis do que as removíveis, pois oferecem mais estabilidade, já que são rosqueadas e permanecem firmes.
É importante lembrar que o paciente que sofreu a perda de um dente, corre sérios riscos de sofrer de condições como desajuste da mordida, doenças gengivais, entre outros problemas e o implante dentário é a melhor solução para evitar complicações.
Implante unitário simples
É o mais indicado para a reabilitação de um único dente perdido ou de poucos dentes não sequenciais. No procedimento, é fixado um pino de titânio no local para a substituição do dente perdido e, após dois ou três meses, é inserida a prótese ou coroa.
Implante duplo
O implante duplo é mais indicado quando há ausência de três dentes consecutivos. Nesses casos, são analisadas as condições do osso para que apenas dois implantes substituam as três perdas.
O procedimento inclui a fixação de dois pinos que funcionarão como raízes artificiais e o encaixe de uma coroa intermediária nas duas próteses.
Essa técnica se diferencia da anterior, pois, nesse caso, a prótese do meio fica em um espeço vazio, apoiada na gengiva, formando uma espécie de ponte entre os dois dentes com pinos.
Implante com prótese protocolo
Esse tipo de implante é muito indicado para casos em que grande parte dos dentes está comprometida, utilizando de 4 a 8 implantes para sustentar a prótese total fixa, no entanto, é preciso que os ossos estejam saudáveis para que o procedimento seja realizado. O resultado é bastante natural e oferece grande segurança ao paciente.
Implante com prótese overdenture
O modelo overdenture utiliza de 2 a 6 implantes, em que são encaixados a prótese total. Ela funciona como uma dentadura fixa, que oferece segurança na mastigação, porém, pode ser retirada para facilitar a higienização.
Implante zigomático
Esse tipo de implante dentário é indicado para pacientes com atrofia maxilar severa, dispensando a necessidade do enxerto ósseo. Nesse procedimento, a fixação do pino ocorre no osso zigomático, também conhecido como maçã do rosto. Os resultados são bastante satisfatórios e substituem as próteses totais removíveis.
Devido ao risco de absorção do osso maxilar pelo organismo, por perda do dente, é importante que o implante seja realizado o quanto antes, pois é necessário que o paciente tenha massa óssea o suficiente para suportar o novo dente.
Na hora de escolher a clínica para realizar o seu implante, é fundamental analisar alguns fatores, como infraestrutura e profissionais qualificados, com experiência na especialidade, para que todo o procedimento ocorra da melhor forma e tenha um excelente resultado. Por isso, sempre escolha clínicas sérias e comprometidas com a saúde dos seus pacientes.